Louis Friedman

Louis Friedman (Diretor Executivo Emérito da Planetary Society)

Quando Louis Friedman ajudou a fundar a Planetary Society, em 1980, ele trouxe à posição como Diretor Executivo sua grande experiência em exploração espacial, incluindo dez anos no Laboratório de Propulsão a Jato da Califórnia (JPL) e cinco anos na Divisão de Sistemas Espacias da AVCO. Ele tem sido uma força orientadora para a Sociedade por mais de 20 anos e continua com sua motivação de sempre sobre a jornada da humanidade no sistema solar.

Friedman é nova-iorquino, criado no Bronx e apaixonadamente comprometido com o time de beisebol de cidade natal, o New York Yankees.

Sua carreira universitária começou quando Sputnik abriu a era espacial. Friedman fez bacharelado em Matemática Aplicada e Engenharia Física na Universidade de Wisconsin, em 1961, seguido por um mestrado em Engenharia Mecânica na Universidade de Cornell, em 1963.

Seu Ph.D. foi obtido no Departamento de Aeronáutica e Astronáutica do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em 1971, com uma tese sobre a extração de informações científicas a partir dos dados de telemetria de uma nave espacial.

De 1963 a 1968, Friedman trabalhou na Divisão de Sistemas Espaciais da AVCO em programas espaciais civis e militares. Na década seguinte, envolveu-se no planejamento de missões espaciais do JPL. Seus projetos incluíram as missões Mariner para Vênus e Mercúrio, Voyager (Grand Tour), Magalhães (Vênus), a vela solar para o cometa Halley e o programa de exploração de Marte.

Em 1978-1979, Friedman foi para Washington, DC, onde trabalhou na Subcomissão de Ciência, Tecnologia e Espaço do Comitê do Senado sobre Comércio, Ciência e Transporte. Ele frequentemente volta a capital norte-americana para falar ao Congresso sobre questões importantes relativas à comunidade científica espacial e sobre a atuação dos membros da Planetary Society.

Embora a vela solar para o cometa Halley nunca tenha sido lançada, o conceito de usar a luz para impulsionar uma espaçonave intrigou tanto Friedman que ele escreveu um livro sobre o tema: “Starsailing: Solar Sails and Interstellar Travel”. Friedman hoje dirige um projeto de vela solar criado pela própria Planetary Society em parceria com a Cosmos Studios.

Adaptado do texto original em www.planetary.org/about/lou-friedman.html

 

Recomendamos para você