O que fazemos

A missão da Sociedade Planetária (The Planetary Society) é inspirar as pessoas de todo o planeta através da educação, investigação científica e participação pública na maior aventura humana do nosso tempo: a exploração do espaço e a busca por outras formas de vida.

Logo da Planetary Society

Nós fazemos acontecer
A Sociedade Planetária fornece informação pública e apóia atividades educacionais sobre exploração do sistema solar e a pesquisa de vida extraterrestre. Nossos projetos são financiados somente através de doações e do suporte de nossos membros (não contamos com ajuda financeira de governos ou da indústria espacial).

A estrutura enxuta e minimamente burocrática da Planetary Society garante que os recursos captados serão ajustados da melhor forma possível nos diversos projetos desenvolvidos pela Sociedade nos EUA. Grupos de voluntários ainda trabalham em vários países, como o Brasil, na educação científica e no desenvolvimento de projetos (de divulgação) voltados para a realidade local.

Entre as realizações mais conhecidas da Sociedade está o SETI@home (SETI em casa), o maior sistema de processamento distribuído até então idealizado no planeta, com o objetivo de ajudar no estudo dos sinais captados pelo radiotelescópio de Arecibo, em Porto Rico.

A Sociedade também defende a exploração de Marte, cujo objetivo último é a realização de uma missão tripulada. Outros projetos incluem a busca por novos planetas extra-solares e a LightSail-1, nosso projeto de vela solar.

A Planetary Society ainda advoga em favor da continuidade de projetos da NASA, a agência espacial dos Estados Unidos. Nossos esforços ajudaram a garantir a missão para Plutão (New Horizons), a manutenção do telescópio espacial Hubble e o monitoramento das sondas Voyager, entre outros.

Várias atividades de divulgação científica têm sido realizadas no Brasil (veja aqui). Descubra, a seguir, alguns dos projetos da Planetary Society (textos em inglês):