Cartões postais da Terra

Jon Lomberg, um artista e colaborador de longa data de Carl Sagan, fez o design da capa do disco interestelar das naves Voyager, lançadas em 1977 e que já deixaram o sistema solar rumo ao espaço profundo.

Jon Lomberg

Jon Lomberg

Os discos contêm sons e imagens selecionadas para mostrar um pouco da diversidade da vida e da cultura da Terra, sendo destinados a qualquer forma de vida extraterrestre (ou seres humanos num futuro distante) que acaso os encontrem.

Agora, Jon quer uma nova mensagem a bordo da nave New Horizons, que está a caminho de Plutão e além. Ele pede ajuda para convencer a NASA a fazer o upload da mensagem para a New Horizons, assim como para cria-la.

A forma e o conteúdo da mensagem ainda não foram determinadas, mas provavelmente ela será composta por fotos e, possivelmente, sons – assim como foi o disco da Voyager.

As primeiras 10 mil pessoas que assinarem uma petição solicitando a NASA o upload da mensagem terão direito a incluir seu nome na New Horizons. A iniciativa tem seu pioneirismo. Apesar de várias outras missões espaciais permitirem que você encaminhe seu nome ou mesmo pequenas mensagens a bordo, a New Horizons é a primeira interestelar. Ou seja, seu nome irá para as estrelas!

Claro que tudo isso depende de conseguir a aprovação e o financiamento da NASA. Por isso a petição é tão importante. ■

 

 

Links úteis:

• New Horizons Message Initiative
• New Horizons Web Site
• Voyager Golden Record

 

Comentários dos leitores:

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>