Blogs – Alexandre Cherman

Alexandre Cherman é membro da Planetary Society e escreve em nossa seção de Blogs.

Alexandre Cherman

Natural do Rio de Janeiro, Cherman possui graduação em Astronomia cum laude pela UFRJ e mestrado e doutorado pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Tem experiência na área de Astronomia, Física e Matemática com ênfase em Astronomia Fundamental, Cronologia e Cosmologia, atuando principalmente nos seguintes temas: divulgação científica, cosmologia, educação, história da ciência e história da física. Possui seis livros publicados e atualmente é Gerente de Astronomia da Fundação Planetário da cidade do Rio de Janeiro. Cherman também foi diretor-presidente da Associação Brasileira de Planetários (ABP) e desde 2007 é o representante brasileiro no Conselho da International Planetarium Society (IPS).

 

Posts

Ainda as recorrências...

Ainda as recorrências...

25/abr/2015

Proponho um exercício: imagine que não contamos os anos e a única maneira que temos de diferenciar um ano do outro é através do casamento entre dia do mês e dia da semana...

Recorrências...

Recorrências...

18/abr/2015

Dentro do contexto Juliano, o ano tem 365 dias. A semana, sete. 365 não é múltiplo de 7! É isso o que chamamos de incomensurabilidade.

O hoax da semana

O hoax da semana

11/abr/2015

A incomensurabilidade da semana e do mês causa algumas confusões. Nunca sabemos com muita antecedência qual dia do mês irá cair em qual dia da semana.

Sábado Santo

Sábado Santo

04/abr/2015

A Páscoa é a grande celebração cristã. Se o Natal comemora o nascimento de Cristo, a Páscoa celebra sua ressurreição. E, convenhamos, o que é mais importante?

Primeiro de abril!

Primeiro de abril!

01/abr/2015

Sempre que chega este dia, me sinto compelido a escrever sobre o assunto, explicando porque o primeiro de abril é conhecido como o Dia da Mentira.

O Ano Bissexto

O Ano Bissexto

28/mar/2015

O ano reflete o tempo que a Terra leva para dar uma volta ao redor do Sol. E esse tempo, infelizmente, não pode ser descrito com um número inteiro de dias.

Equinócio

Equinócio

21/mar/2015

Este post começa com um puxão de orelhas. Acabo de ver um vídeo onde um 'especialista' explica que durante o equinócio o eixo de rotação da Terra fica perpendicular ao Sol. Não, não fica.

O Ano da Confusão

O Ano da Confusão

14/mar/2015

Na condição de Sumo Pontíficie, Júlio César já alimentava o desejo de reformar o calendário romano. Ele só não sabia como fazer isso...

De volta ao trabalho!

De volta ao trabalho!

07/mar/2015

O calendário romano estava completamente fora de sintonia com as estações do ano, culpa das idas e vindas de diversos governantes. Foi quando o imperador Júlio César se dispôs a colocar ordem na medição do tempo.

O Natal e o Solstício

O Natal e o Solstício

20/dez/2014

Em dezembro, o sol atinge seu máximo afastamento do Equador Celeste para o Sul. Isso “é a prova de que o Sol é invencível, e que vai ganhar a batalha contra a escuridão”. Leia para saber porquê.

Atravessando o mar estreito

Atravessando o mar estreito

13/dez/2014

Falávamos sobre o nosso calendário e em como o segundo rei de Roma criou dois meses adicionais para incorporar o período invernal. Aparentemente se deu por satisfeito. Mas, enquanto isso, no Egito…

Dia do Astrônomo

Dia do Astrônomo

06/dez/2014

Por mais que eu goste da atenção recebida e de todos os bons pensamentos, sinto-me na obrigação de dizer que esse dia não é assim tão oficial quanto possa parecer.

Interstício

Interstício

29/nov/2014

Entre Pompílio e Júlio César, houve mais de 600 anos de história romana. E quase nenhum desses anos foi bom para o nosso calendário, que sofreu inúmeros abusos.

O primeiro dia da semana

O primeiro dia da semana

22/nov/2014

Se segunda-feira é a SEGUNDO dia, então antes deve ter vindo o primeiro. É óbvio que o domingo é o primeiro dia da semana, certo? Acho que não!

Calendário Pompiliano

Calendário Pompiliano

15/nov/2014

Em nosso último encontro, falamos do primeiro rei de Roma e de seu calendário. Depois dele houve outra reforma, que pos fim aquela ideia sem sentido de não contabilizar o Inverno. Foram criados dois novos meses...

Calendário Romulano

Calendário Romulano

08/nov/2014

Esse calendário possuía um período que simplesmente não era contado: o Inverno. E ele era muito estranho para nós: o ano acabava e o ano novo não começava!

O calendário nacional indiano

O calendário nacional indiano

01/nov/2014

Descubra um pouco mais sobre sua rica história - e saiba porque esse calendário não é para principiantes!

Festival da Paz

Festival da Paz

25/out/2014

Conheça esta rica tradição Hindu e sua relação com a Astronomia.

Horário de Verão

Horário de Verão

18/out/2014

Não vou entreter discussões sobre se isso é bom ou ruim. Quem não gosta tem todo o direito de não gostar. Só não vá falar que ele está errado…

Ciclos

Ciclos

13/out/2014

A Astronomia tem contribuição significativa na criação da civilização moderna. Quando os fazendeiros finalmente entenderam que eles podiam “ler” as estações nas estrelas, deram um salto rumo a uma era de plantações otimizadas e permitindo que as pessoas formassem as cidades.

Tenha uma boa semana

Tenha uma boa semana

04/out/2014

Existem quatro períodos de tempo facilmente reconhecíveis em nosso calendário usual: dia, semana, mês e ano. Todos eles têm origem na Astronomia. Mas e quanto à semana?

A primavera de 2016

A primavera de 2016

22/jul/2014

Aprendemos desde cedo: as estações são trocadas nos hemisférios. Quando é verão no Sul, é inverno no Norte. E vice-versa. Então responda rapidamente: quando é a primavera de 2016?

O que é um feriado?

O que é um feriado?

28/abr/2014

A incomum seqüência de feriados neste final de abril e início de maio, conjugada ao aparente sucesso que meu último post sobre o Dia da Mentira, me estimulou a abordar o assunto.

A origem do 1º de abril

A origem do 1º de abril

01/abr/2014

Apesar de o início do ano civil ter sido transferido para 1º de janeiro, o começo do ano litúrgico da Igreja católica permaneceu em 25 de março, o que acabou originando o famoso Dia da Mentira...

A Sociedade Planetária e Eu

A Sociedade Planetária e Eu

07/jan/2014

Minha relação com a Sociedade Planetária é recente, confesso. E, por isso mesmo, sinto-me à vontade para falar dela. Não 'faço parte da mobília', digamos assim...

Traduções

Traduções

30/dez/2013

Meu objetivo principal como divulgador de ciência é explicar, em linguagem do dia-a-dia, termos, equações, descobertas e novos paradigmas. E se a missão é essa, tomar algo que está escrito de certa maneira e reescrevê-lo de um jeito que seja mais acessível à população, isto é ou não é uma tradução?

Poesia numa hora dessas?

Poesia numa hora dessas?

29/dez/2013

Um belo dia recebi votos de um Feliz Natal, mandados por uma amiga italiana. Como ela enviou para uma lista um pouco extensa, e altamente internacional, respostas de vários lugares do mundo não tardaram a chegar. Espalhados pelo globo, cada um em seu fuso horário, dividimos um sentimento, mas não um instante...

Enquanto o novo ano não vem...

Enquanto o novo ano não vem...

28/dez/2013

Li em algum lugar uma frase de efeito que gostei muito: 'o que te engorda não é o que você come entre o Natal e o Ano Novo, mas sim o que você come entre o Ano Novo e o Natal'. O que me chamou a atenção é o reconhecimento implícito de um interstício, um período 'mágico', 'de suspensão da normalidade'. E, não custa lembrar, esta semana entre o Natal e o Ano Novo não foi planejada ao acaso...

Começos e recomeços

Começos e recomeços

26/dez/2013

Esta não é a primeira vez que alguém tem a coragem de me dar um espaço permanente para escrever... Mas se nunca parei de escrever, esse post de estreia pode realmente ser um começo? Talvez seja o começo de uma nova relação com os leitores, de novos leitores até.